CURRIULUM VITAE

ESTÁGIOS INTERNACIONAIS

Estágios Internacionais realizados pelo Prof. Doutor João Torres.

ortopedia e traumatologiaMayo Clinic 

.MAYO CLINIC, ROCHESTER, MN, USA

A clínica Mayo é considerada universalmente, há décadas, como um local de excelência na Prática Médica de todas as Especialidades que abrange, nomeadamente na Ortopedia. Constituída por múltiplos edifícios, com cerca de 30.000 trabalhadores, é um centro de referência nas diversas áreas de Ortopedia e Traumatologia. Neste Hospital, é possível contactar com as mais diversas técnicas e com profissionais de excelência escolhidos entre múltiplos candidatos, em todas as sub-áreas da Ortopedia, nomeadamente na Patologia da Mão, Pé, Coluna, Ombro, Joelho, Anca e também na Traumatologia. Não é portanto de estranhar que muitas das publicações de referência a nível internacional tenham aqui origem, o que promove a deslocação de milhares de doentes anualmente para este centro, vindos das mais diversas partes do Mundo, em busca do melhor tratamento.

 

7122ec_68c3c30fb7e3734a74f9d91f51d279c7.
 
7122ec_ba991eb6d3cc6de55785e90e2a9da828.

patologia do ombro | Dr. laurent lafosse 

.ALPS SURGERY INSTITUTE, ANNECY, FRANCE 

Estágio específico em Patologia do Ombro (diagnóstico e tratamento). O Dr. Laurent Lafosse é conhecido internacionalmente pela sua dedicação à Patologia do Ombro. Descreveu variadas patologias e técnicas cirúrgicas (ex: libertação artroscópica do nervo supra-escapular, tratamento artroscópico de roturas do músculo subescapular, cirurgia de Latarjet artroscópica, artroplastia do ombro minimamente invasiva,…), e continua actualmente a inovar. Bienalmente, organiza o congresso Annecy Live Surgery, para cerca de 800 participantes, convidando uma equipa de vários cirurgiões de todo o mundo, que realizam procedimentos cirúrgicos ao vivo. Em 2011 o Prof. Doutor João Torres teve oportunidade de integrar a equipa de organizaçao deste evento, na sequência do estágio previamente realizado com o Dr. Laurent Lafosse.

 

 
7122ec_3972663b5cd305b5457a65e42c6a73c6.

patologia do joelho e medicina desportiva | dr. Freddie fu 

.UNIVERSITY OF PITTSBURGH MEDICAL CENTER, PITTSBURGH, PA, USA

Estágio em patologia do Joelho e Medicina Desportiva. Neste centro de excelência trabalham Ortopedistas reconhecidos internacionalmente, como o Dr. Freddie Fu, Dr. Christopher Harner, e Dr. Volker Musahl, editores de múltiplas revistas de grande impacto da especialidade e autores de diversos capítulos de livro. Especializados em Patologia do Joelho e Medicina Desportiva, responsáveis por várias equipas desportivas profissionais, e líderes de várias equipas de investigação na área. No Centro liderado por estes Ortopedistas, desenvolveram-se técnicas cirúrgicas inovadoras, como a reconstrução com duplo feixe do ligamento cruzado anterior, a técnica de reconstrução deste ligamento intitulada “anatómica”, ou a utilização fundamentada de factores biológicos para acelerar a recuperação de lesões desportivas. 

 

 

orthopaedic surgery review course | Hosp. Johns Hopkins. 

.THE JOHNS HOPKINS HOSPITAL, BALTIMORE, MD, USA

O Hospital Johns Hopkins é considerado um dos centros médicos de topo nos EUA, nomeadamente nas áreas de Ortopedia e Traumatologia. Realiza regularmente um curso teórico de revisão das principais áreas da Ortopedia e Traumatologia, leccionado por especialistas reconhecidos nas áreas de Ortopedia a que se dedicam.  Com uma duração de cerca de 60h lectivas, os participantes têm oportunidade de receber formação intensiva, discutir casos clínicos específicos e interagir com diversos colegas de profissão, na sua maioria norte-americanos.

 

IMG_5350_edited_edited.jpg