CONTEÚDOS

Preto_no_Branco_Ortopedia_-_João_Torres.

 

"Preto no Branco" Ortopedia, FMUP 

20 Março (18-19h)

É aluno da FMUP? Quando observas uma radiografia osteoarticular no Serviço de Urgência tens dúvidas na interpretação? Junta-te a esta excelente iniciativa das Comissões de Curso 14/20 e 15/21! 


A 20 Março, pelas 18h, aparece no Auditório Principal do CIM para discutires 1h de casos clínicos comuns com o Prof. João Torres!

Nova Direção de Curso FMUP - João Torres

 

Prof. Doutor João Torres membro da nova Direção do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina da UP

A proposta do recém-eleito Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Professor Doutor Altamiro Costa Pereira, inclui uma equipa renovada para a Direção do Curso de Medicina da FMUP. Presididos pela Professora Doutora Dulce Madeira, os membros desta Direção de Curso irão encontrar motivação na melhoria permanente do ensino da Medicina ministrado nesta Faculdade desde 1825, tradicionalmente reconhecida pela sua elevada qualidade.

13th_Yes_Meeting_Scientific_Comittee__-_

 

13th Edition of the YES Meeting 2018

"It is a great honor to once again be a part of the YES Meeting’s Scientific Committee, along with such prestigious members of the Scientific and Medical Community. Don’t miss this amazing event - see you at the 'Arthroscopy' and 'Sports Medicine' Workshops!"​


Joao Torres
MD, FEBOT, PhD

13th_Yes_Meeting__-_Workshops_João_Torre
12th Yes Meeting - Scientific Committee.
12th Yes Meeting - Workshops.jpg

12th Edition of the YES Meeting

"The 12th Edition of the YES Meeting is coming!!

As a member of the Scientific Committee of the YES Meeting, I am pleased to invite all interested biomedical students to register in the amazing Workshops that will be available this year - particularly, the “Arthroscopy” and the “Sports Medicine” workshops, which as usually I will be coordinating. Join in! http://yesmeeting.org "


Joao Torres
MD, FEBOT, PhD

Prémio_Congresso_Nacional_Ortopedia_-_Dr

 

Dra. Cristina Salazar vence Prémio de Melhor Comunicação Livre de Tumores do Aparelho Locomotor no 36º Congresso Nacional de Ortopedia e Traumatologia - 2016 



A investigação levada a cabo pela Dra. Cristina Salazar, ainda como aluna da FMUP, sob orientação do Prof. João Torres, recebeu o prémio de Melhor Comunicação Livre nessa área, no Congresso Anual da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia de 2016. O objectivo passou por avaliar as vantagens e desvantagens de diferentes métodos (Radiografia, TAC e RMN) no diagnóstico de tumores ósseos, quando comparados com a avaliação histológica.

 

Portugal – “Nation Invitée” do 91º Congresso da SOFCOT 

Société Française de Chirurgie Orthopédique et Traumatologique

A SOFCOT é uma das associações nacionais de Ortopedia mais respeitada a nível Internacional. Em 2016, Portugal teve a honra de ser a “Nação Convidada”. Este convite traduziu-se, entre outras iniciativas, no convite pelo Prof. António Oliveira (Presidente da SPOT) para a apresentação dos trabalhos de Investigação e Doutoramento de 3 Ortopedistas Portugueses: os Professores António Sousa, Ricardo Rodrigues-Pinto e João Torres. 
Na sua intervenção, o Prof. João Torres teve oportunidade de expor os resultados da investigação em laboratório, em animal e no ser humano, sobre a utilização de células estaminais no tratamento de fraturas, que fez parte da sua Tese de Doutoramento, defendida em 2014. Apresentou também um trabalho de investigação em que se encontra atualmente envolvido, e que consiste na utilização de células estaminais com o objetivo de melhorar a recuperação dos doentes submetidos a tratamento artroscópico de roturas da coifa dos rotadores do ombro.

Exame EBOT - Examinadores Gavin Tait e J

Exame EBOT 2016 

3 dias, 150 candidatos de toda a Europa

Anos após ter sido posto à prova pelo mais temido examinador da área da Ciência Básica, Dr. Gavin Tait, a honra inesperada de poder examinar os novos Especialistas Europeus de Ortopedia e Traumatologia a seu lado!

O exame do EBOT (European Board of Orthopaedics and Traumatology), tem como objectivo avaliar as capacidades de Especialistas em Ortopedia e Traumatologia de qualquer país, conferindo-lhes (no caso de serem aprovados nos exames escrito e oral), o título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia pelo EBOT (FEBOT). Este título, além de garantir qualidade científica e técnica a quem o obtém, permite a prática desta especialidade na Europa e na maioria dos países de todo o mundo. 
 

Pela primeira vez, a componente oral do prestigiado EBOT Exam será realizada em Portugal (Lisboa), a 138 participantes dos mais diversos países. O Prof. João Torres fará parte do painel de examinadores, selecionados entre detentores da título de FEBOT de diversos países Europeus

EBOT.jpg

Prof. João Torres examinador do Board Europeu de Ortopedia e Traumatologia (EBOT Exam) 

 
Protocolo Reabilitação Coifa dos Rotador

Programa de Reabilitação Coifa dos Rotadores

Investigação de 3 anos resulta em protocolo de reabilitação para doentes operados por artroscopia à coifa dos rotadores.

 

Sob orientação do Prof. João Torres, a Dra. Rita Martins desenvolveu a sua Tese de Mestrado em Medicina, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto durante os últimos 3 anos. Foi criado e testado um protocolo de reabilitação no domicilio, que pode ser utilizado por doentes operados (por artroscopia) à coifa dos rotadores, sem ajuda de terceiros. Este protocolo pode ser utilizado durante o período de reabilitação pós cirurgia, como substituto ou (idealmente) complemento de um programa de fisioterapia individualizado. Torna-se assim possível realizar uma reabilitação com início mais precoce e com resultados mais rápidos.

 

Download do protocolo: 

Diploma de Louvor SPOT - João Torres .jp

 

Diploma de Louvor SPOT 

Atribuição de "Louvor" da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT) ao Prof. Doutor João Torres, pelo seu Doutoramento, concluído durante o ano de 2015, entregue pelo seu Presidente Prof. Doutor António Oliveira.

Fellowship Laurent Lafosse - João Torres

"Uma Década de Fellowships, um orgulhoso representante Português"

Um Fellowship consiste num estágio realizado na parte final ou após o Internato de Especialidade, destinado à ultra-especialização numa determinada área. O Dr Laurent Lafosse, por muitos considerado o melhor cirurgião do mundo na área da Artroscopia do Ombro, iniciou há 10 anos um programa de Fellowship na clínica onde trabalha, em Annecy, França.
No curso “Annecy Shoulder Live”, realizado a cada 2 anos em Annecy, são realizadas cerca de 30 cirurgias ao ombro ao vivo, em 3 dias, para uma plateia de mais de 800 cirurgiões de todo o mundo. Este ano foi festejada uma década de Fellowships, relembrando o lema “In learning you will teach, in teaching you will learn”, que acompanha todos os ex-Fellows que por ali tiveram o privilégio de passar e aprender.

Doutoramento João Torres

Defesa Pública Tese de Doutoramento

Convidam-se os interessados a estarem presentes na Defesa Pública da Tese de Doutoramento do Dr. João Torres


7 de Abril de 2015 - 3ª feira - 11:00h
Aula Magna, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Cirurgia Artroscópica Ambulatório CHSJ -

 

Cirurgia Artroscópica do Ombro em Regime Ambulatório 

Iniciada há cerca de 2 anos, no Polo de Cirurgia de Ambulatório do Centro Hospitalar de S. João, a Cirurgia Artroscópica do Ombro tem apresentado excelente resultados, com níveis de conforto e satisfação elevados, em doentes selecionados. Após uma pausa de 2 meses para reestruturação, foram agora retomadas as Cirurgias em Setembro de 2014.

Notícia UP - Prémio SPOT - João Torres.p

 

Notícia Universidade do Porto

"A Revista Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia distinguiu dois trabalhos de 2012 desenvolvidos por docentes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

João Torres e Laurent Lafosse venceram o Prémio de Melhor Artigo de Ensino/Especiais pelo trabalho com o título “Procedimento de Latarjet artroscópico. Indicações, técnica e resultados”."

Ler artigo: 

Prémio da Revista Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia 

Prémio da Revista Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia 

João Torres, vencedor do prémio "Melhor Artigo de Ensino / Especial", atribuído pela Revista Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia, com o artigo: "Procedimento de Latarjet artroscópico. Indicações, técnica e resultados." João Torres e Laurent Lafosse. Vol. 20, fasc. 1 página 5.